Fonte: Google Imagens
Como o mercado estará daqui 10 anos e como vamos nos comunicar?
É interessante ver como nos tornamos totalmente dependentes de uma
tecnologia que cabe na palma de nossa mão. Claro que muitos acompanharam essa
transição do analógico para o digital, como exemplo temos nossos pais e avós,
mas as novas gerações já nascem conectadas. E quem não quer ficar de “fora” tem
que acompanhar todo esse progresso tecnológico.
Com o advento da tecnologia, o mundo venceu barreiras ao conectar
pessoas e lugares. Também é possível unir gerações diferentes em uma mesma
família. Um bom exemplo de campanha publicitária é a do Banco Itaú que fez um
vídeo com um casal de avós e a neta pergunta se eles precisam de ajuda
(link: https://www.youtube.com/watch?v=VDCSnWleMVs).
Hoje não precisamos ir diretamente a uma loja física para realizar
nossas compras. Podemos fazer isso utilizando nosso celular. Os Dash Buttons
da Amazon são um bom exemplo de praticidade para o consumidor moderno. Seu
funcionamento é bem simples: é preciso configurar o dispositivo no aplicativo
do celular e colar ao lado do produto específico referente ao botão e quando
estiver acabando o item, apertar o botão que enviará a solicitação do pedido de
compra e a pessoa receberá o produto em casa. Se no último ano lançaram esse
dispositivo, como será nos próximos? Será que a próxima geração de consumidores
estará com o pensamento de "quanto mais rápido e prático, melhor"?
A evolução tecnológica colocou o poder nas mãos dos consumidores que
acessam informações que acabam ajudando na tomada de qualquer decisão. Ouvimos
indicações de amigos, assistimos a vídeos, lemos resenhas de formadores de
opinião, comentários e avaliações de outros usuários que tiveram uma
experiência anterior.
Com todo esse advento das inovações tecnológicas é totalmente perceptível
que as pessoas tem se comunicado verbalmente cada vez menos. Creio que de um
lado todo esse avanço tecnológico possa ter algum beneficio da vida das pessoas
que vivem em mundo que está cada vez mais corrido. Por outro lado, fico a me
perguntar se a comunicação verbal poderá se perder durante os anos já que
passamos mais tempo conectados.
A web tem ajudado o consumidor a se decidir durante o processo de
compra. As marcas passaram a investir cada vez mais no storytelling, contando
histórias que causem impacto em seu consumidor. O mundo está evoluindo e se uma
marca deseja crescer ela deve acompanhar não só a evolução tecnológica, mas
também a evolução do consumidor. É preciso entender o pensamento do consumidor
e elaborar um novo plano para o ataque.
Claro que as tecnologias de hoje não irão desaparecer, mas sua
transformação é e será inevitável. Tão pouco essas tecnologias vão
extinguir as lojas físicas. O conceito omnichannel veio para melhorar os canais
de relacionamento com o cliente e ajudar na experiência de consumo. Podemos
esperar pelo fim de uma era de exclusividade da Internet e como resultante
disso teremos uma junção do mundo físico com o digital podem se tornar um só. Talvez
o comércio eletrônico sofra alguma consequência disso tudo. A Internet das
Coisas vai fazer com que o omnichannel tenha uma nova visão no atendimento ao
cliente. A tecnologia envolta do conceito da Internet das Coisas está apenas no
começo e muito precisa ser feito. O que não poderemos negar é que, de fato, a
sociedade contemporânea viverá algo inimaginável.
Nenhum comentário