A vida é muito curta...


O dia hoje amanheceu nublado e com algumas gotas de chuvas. Poderia ter sido um dia normal, mas não foi. O dia estava estranho, aí você descobre pelo noticiário que teve um acidente aéreo e que tinha brasileiros no voo. Pouco tempo depois descobre que alguns jogadores e comissão técnica do Chapecoense estavam nesse voo.

Você pode não ser um torcedor fanático pelo seu time, ou nem torcer por nenhum, mas com certeza você se sensibilizou com a tragédia do voo da Colômbia. E ficou embalado com um sentimento estranho o dia inteiro.

Hoje não vestimos a camisa do nosso time, não cantaremos o hino, não teremos rivalidade e nem gritaremos gol. Vestimos a camisa em prol da solidariedade com as vítimas do voo que caiu na Colômbia. Somos seres humanos. Somos um só time.

Paramos para refletir sobre a nossa vida e então começa a vir um flashback na nossa cabeça. Toda a história da sua vida até esse exato momento: o agora. Questionamos-nos se estamos fazendo nossa vida valer a pena. Lembramos que amanhã tudo pode mudar.

A vida é uma linha que ao longo do caminho pode se emaranhar de nós. Não sabemos ao certo como e quando essa linha vai acabar. Nunca sabemos o que nos espera, nem sempre dizemos o quão algumas pessoas são importantes na vida da gente, nem sempre respiramos novos ares ou experimentamos novos sabores, nem sempre temos tempo e acabamos deixando tudo para depois. Mais quando será esse depois?

Perdoe e viva mais, agradeça e não perca tempo em estar ao lado daqueles que querem o seu bem. Guardar rancor pra quê? Não vale a pena se alimentar com sentimentos que não lhe faz bem. Nada se leva dessa vida, o que fica são as sementes das lembranças de que ficam na memória daqueles que foram próximos da gente. Que possamos valorizar mais a vida e as pessoas que amamos.

Não lembremos apenas das vítimas da equipe do Chapecó, mas também dos tripulantes e profissionais da imprensa. Pessoas que não se tornaram campeãs na Terra, mas serão eternas campeãs no céu.

Como disse Oscar Niemeyer, “A vida é um sopro”. E que sopro.

Quem paga a conta é você!



Quem paga a conta sempre é o povo brasileiro de tanto pagar imposto não sobra nada no fim do mês. Ganha bem menos do deveria, isso se tratando do piso do salário minimo aprovado por aqueles que estão no poder. Você acha que uma família com quatro pessoas, sendo que somente uma delas recebe o salário, consegue sobreviver com apenas R$ 880,00 tendo água, luz e aluguel para pagar?

A diferença no valor de reajuste anual do salário minimo chega a ser ridículo. Segundo a estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o valor necessário deveria ser de 4,56 vezes do salário mínimo em vigor. 

Novamente o governo quer que a sociedade pague as contas da festa realizada por eles. Muito tem se falado da PEC 241/2016 nos últimos meses sobre limitar o teto dos gastos públicos. Político não realiza consulta médica em UBS ou utiliza o SUS. Os filhos deles não frequentam as escolas públicas que a maioria das crianças e jovens frequentam.

O historiador e professor da Unicamp, Leandro Karnal, concedeu uma entrevista a TV Cultura onde fez um comentário após uma analise sobre a PEC 241, onde ele afirma que “Se você comprometer atividade fim do Estado, você está comprometendo toda a próxima geração”.

Agora eles, o Estado, querem consertar algo que quebrou nos últimos cinco anos em 20 anos. Essa PEC 241 só é boa para os políticos. Para eles, o Brasil só vai conseguir se recuperar da crise se a sociedade fizer um sacrifício. Eles, o Estado, quer que você pague a conta mais uma vez. Vai ficar nesse loop infinito até quando? Por que não limitam o uso da cota parlamentar? Sempre é a sociedade brasileira que leva a culpa. Pode-se dizer que a sociedade ficará perdida no tempo. Um retrocesso. 

6 aplicativos para ajudar na produtividade


É comum esquecermos de realizar algo que devemos fazer, com isso a tecnologia que antes servia na maior parte do tempo como diversão, ganhou recursos que podem ajudar quem tem alguma dificuldade em cumprir tarefas diárias e lidar melhor com a desorganização. Boa parte do nosso tempo, estamos com nossos smartphones na palma da mão, mas nunca notamos que por meio dessa tecnologia exista a possibilidade de melhor nossa produtividade com a utilização de algum aplicativo. Pois bem, se você é daquelas pessoas que não conseguem administrar bem o seu tempo com suas tarefas diárias, mas não sabe por onde começar então essas dicas de aplicativos lhe podem ser útil.


  • Trello: um aplicativo de gerenciamento de projetos que, além de permitir a gestão de uma equipe, pode lhe ajudar com a criação de checklists de tarefas. Além de organizar suas tarefas, o Trello permite a integração com outros aplicativos. 
  • Slack: uma ferramenta de colaboração em equipe que lhe permite uma comunicação centralizada. Dispõe de salas de chat organizadas por tema e se integra com serviços de terceiros como o Trello, por exemplo. 
  • Evernote: aplicativo multi-plataforma projetado para a tomada de notas, organização e arquivamento. Permite ao usuário capturar, organizar e encontrar informações de forma contínua. 
  • Todoist: atua como uma lista de tarefas só que organizada por níveis prioridade. Dessa forma, você pode indicar por conta própria as obrigações do dia que não podem ficar para amanhã e as que podem esperar um pouco mais.
  • Any.Do: Esse aplicativo permite que você anote as tarefas da maneira tradicional ou então que as adicione por voz.
  • Dropbox: solução que engloba ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos baseados em nuvem, dando-lhe acesso aos seus arquivos tanto no computador como em seu smartphone.