Isso adiciona valor à minha vida?
Já tinha algum tempo que eu tinha salvo Minimalism: A Documentary About the Important Things na "Minha Lista" e esses dias eu parei para assistir esse documentário. Muito bom, por sinal. Esse documentário é daqueles que vão te fazer repensar sua vida e com ela o seu estilo por alguns minutos e com isso você irá se perguntar: "Eu realmente preciso disso?"
O documentário narra o estilo de vida de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus (esses dois da foto ao lado), dois amigos cansados do universo capitalista que procuraram transformar suas vidas em amar pessoas e usar coisas, não ao contrário.
O movimento é sobre focar no que realmente importa, como por exemplo, passar mais tempo com a família ou buscar um emprego no qual é possível ter maior satisfação. Aspectos como moradia, vestimentas, práticas, estilo de vida são abordados.
“O consumismo não é o problema – o consumo compulsivo é o problema. Todos precisamos de algumas coisas materiais, mas os minimalistas valorizam na verdade mais as suas posses porque apenas têm coisas que dão valor às suas vidas” – Joshua Millburn.
“Eu estava perguntando para ele sobre a utilidade da preocupação. Em um contexto específico, eu estava perguntando sobre se fazia sentido se preocupar em perder um voo de avião. E eu estava discutindo sobre isso: Olhe, vocês budistas estão sempre dizendo que pensamentos são só pensamentos. Que eles não necessariamente têm conexão com a realidade, mas o fato é que se eu perder o voo, estarei ferrado. E ele disse: você está inquestionavelmente certo, mas há uma certa dose de preocupação que faz sentido e uma certa dose que não faz. Então, na décima sétima vez que estiver se preocupando em perder o voo e pensar em todas as ramificações possíveis disso, faça uma pergunta à si mesmo: essa preocupação é útil?
...Para um cara que passou a vida toda pesando que minha preocupação era a vantagem que eu tinha, porque eu sabia que eu seria mais ansioso e compulsivo que os meus competidores, percebi que há uma certa dose de preocupação que eu chamo de angústia construtiva e há a ruminação inútil, que simplesmente te faz miserável.”
Abaixo o trailer do documentário para despertar a sua curiosidade sobre o tema.
Ter menos é ser mais e talvez esse seja o segredo não para a felicidade, mas para uma vida mais leve, onde descobrimos o verdadeiro valor das coisas e das pessoas.
O principal objetivo do estilo de vida minimalista é nos mostrar como podemos ser criativos consumindo menos e como podemos ser mais humanos, valorizando pessoas. Entendendo que nós devemos usar coisas e amar pessoa, não ao contrário.
Um documentário que agrega percepções.
Nenhum comentário