Se um profissional de jornalismo gritar aos quatro ventos que ele é jornalista, ele corre o risco de ser linchado no meio da rua. Ser jornalista hoje em dia é sinônimo de ódio. O jornalismo virou sinônimo de ódio. Ser jornalista é ir para o campo de batalha e enfrente o inimigo de frente quando ninguém mais quer. E os demais não assumem isso.
O jornalismo precisa se reinventar e ser transparente. Nada de ficar preso e amarrado numa camisa de força. Nada de culpar apenas um lado. O jornalismo tem que mostrar todos os lados, todos os investigados, todos os envolvidos, absolutamente tudo e todos. O profissional não pode deixar transparecer a sua opinião sobre determinado assunto. Nessas horas sua opinião pessoal tem que ser neutra.
E no meio dessa imparcialidade toda é que nessas horas que paro para refletir sobre muita coisa. Tem horas que abstraio para não focar muito nisso. Tem horas que reflito sobre a minha escolha. Tem horas que nem sei o que pensar e tem horas que penso em fazer uma transição de carreira para outra área.
Nenhum comentário