![]() |
Google Imagens |
O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
As pernas começam a tremer? Começa a transpirar? Já sente um medo antecipado de esquecer o que ia falar? Começa a sentir um nervosismo e ansiedade?
Calma que você não está sozinho(a) nessa.
Um estudo realizado em 2015 pelo jornal britânico "Sunday Times", mostrou que 41% dos entrevistados tem receio de falar em público (foram ouvidas 3 mil pessoas no Reino Unido), em seguida teve o temor de conviver com problemas financeiros (22%) e o medo de doenças e da morte (19%).
Não existe uma fórmula mágica que resolva isso de uma vez por todas. É como diz aquela frase "a prática leva a perfeição." Acredito que sentir esse medo é uma condição humana, ninguém é perfeito.
O medo maior não é o de falar em público, mas sim o de sermos julgados por quem nos vê ou escuta. Estamos vivendo em uma sociedade em que somos julgados o tempo todo.
Após alguns meses buscando por recolocação, surgiu a oportunidade de fazer um curso totalmente gratuito oferecido pelo governo do estado de São Paulo. Não vou entrar em muitos detalhes aqui, mas caso alguém se interesse o curso é conhecido como PEQ (Programa Estadual de Qualificação) é só dar uma buscada no Google que você irá encontrar informações necessárias.
No último dia do curso a instrutora do curso fez uma dinâmica com a turma. Acendeu uma vela e cada um tinha que comentar o que achou do curso, quais suas expectativas, o que aprendeu e qualquer outra comentário que julgasse necessário e que fosse acrescentar a experiência que a turma teve em um mês.
Ao final, a instrutora explicou o porque da vela e porque ela tinha continuar acesa. Caso ela apagasse, era só acende-la novamente.
A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de acender a luz. - Alvo Dumbledore (Harry Potter)
Durante sua explicação eu me lembrei da frase acima e o quanto ela tinha semelhança com o que estava sendo explicado.
Moral da história: Se um dia apagarem a sua luz, não se deixe abalar por conta de acontecimentos externos. Acenda novamente e siga em frente. Vai ter muita adversidade, mas não desista. Transmita a sua luz para a vida das pessoas até o último instante da sua vida. Seja luz na vida das pessoas.
![]() |
Freepik |
Quem nunca perdeu tempo parado no trânsito que atire a primeira pedra. Em horários de pico nas grandes metrópoles do país então nem se fala. Saiba que você não esta sozinho nessa. Esse é um problema que afeta todas as classes sociais, não importa se você dentro de um ônibus ou no seu carro.
83% dos que usam o carro todos os dias ou quase afirmam que com certeza ou provavelmente deixariam de usá-lo se houvesse uma boa alternativa de transporte.
![]() |
freepik |
Apenas comece depois de um bom planejamento.
Sim, vamos falar sobre a copa do mundo!
Logo na primeira semana da copa do mundo, presenciamos algumas atitudes que surgiram fora do campo no maior evento esportivo e que com certeza são dignas de um cartão vermelho. A Copa está chegando na sua reta final, mas podemos aprender alguma coisa com ela.- Caso A: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-na-russia-torcedor-brasileiro-pede-para-criancas-repetirem-eu-sou-fdp-e-eu-dou-pro-neymar/
- Caso B: https://esporte.uol.com.br/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/20/latam-demite-funcionario-envolvido-em-video-machista-na-russia.htm
- Caso C: https://www.revistaforum.com.br/ex-secretario-de-cultura-participa-de-ataque-de-machismo-e-misoginia-na-russia-video-causa-revolta/
Desde quando constranger alguém pode ser considerado brincadeira? Só seria uma brincadeira se todos estivessem cientes da situação, o que não ocorreu. Um pequeno grupo de brasileiros se aproveitou do momento querendo ter seus quinze minutos de fama e se deram mal. Tentaram ser engraçados e estão sendo interpretados por toda a nossa nação e quem sabe até na mídia internacional. Não tenha um comportamento ridículo que desumanize os outros. Tentar ser engraçado para deixar outras pessoas desconfortáveis, ainda mais sendo de outra nacionalidade é algo bem estúpido. E querendo ou não, aceitando ou não, esses casos são sim um caso de violência. Assédio não é brincadeira.
Não tenha vergonha de ser brasileiro por conta de uma seleção que perdeu o jogo nas quartas de final e foi eliminada desta copa do mundo. Mesmo que a seleção tivesse conquistado o hexa, isso não resolveria todos os demais problemas em que nosso país se encontra.
O esporte é um jogo e perder é algo muito triste. Assim como na nossa vida nem tudo é só conquistas, perder também faz parte. Nem sempre podemos vencer, mas podemos aprender alguma coisa a cada derrota.
Tenha orgulho de ser brasileiro por ser um povo guerreiro e persistente.
- Aproveitar melhor o tempo;
- Organizar as ideias;
- Priorizar suas tarefas/projetos.
- Acrescentar várias seguidores em uma mesma tarefa sem ter a necessidade de criar a mesma tarefa individualmente para cada usuário que deve visualizar essa tarefa;
- Mencionar @Fulano nos comentários;
- Criar quantas tarefas forem necessárias para cada projeto/departamento;
- Estipular uma data para o término de uma tarefa;
- Inserir imagens e/ou arquivos
O futuro do comércio eletrônico está em nossas mãos
![]() |
Freepik |
Recentemente participei de uma formação em uma igreja onde o palestrante foi um padre cujo tema era a comunicação na igreja. Após alguns minutos ele solta o seguinte comentário:
"Gente, outro dia fui celebrar a missa as sete horas da manhã em uma comunidade aí cumprimentei a pessoa da pastoral da acolhida e quando ela sorriu de volta percebi que faltava três dentes na frente e estava descabelada. Na hora senti que não fui bem recebido."
"Vocês que são da pastoral da acolhida tem sorrir, pois são os primeiros a receber as pessoas que vem assistir a celebração."
Depois de apresentar seu trabalho de conclusão de curso, os documentos do estágio obrigatório, de suportar aqueles colegas de classe que são do tipo parasita (aqueles que ganham nota as suas custas), dos que se acham a ultima bolacha do pacote (a primeira também), das explicações dos professores, daquelas aulas em que você se pergunta o porquê de ter que aprender isso, do cansaço da semana e que não vê a hora disso tudo acabar logo, saiba que o pior ainda está por vir.
Quem nunca se perguntou “O que é que vou fazer depois que acabar?” que atire a primeira pedra, mas cuidado para não acertar em alguém. Claro que tem uma meia dúzia na turma que são os favoritos dos professores, que recebem mais atenção, parece que são escolhidos a dedo para terem “privilégios”, por assim dizer, dos professores, de serem indicados a vagas de estágio/emprego.
Vamos supor que a sua turma tenha uns 20 alunos no último ano. Menos da metade vai conseguir engrenar no mercado de trabalho assim que concluir a faculdade, os outros vão ralar pra conseguir uma vaga de emprego. É você e mais tantos outros com o mesmo objetivo. E depois de passar por esse tipo de provação, você irá se sentir enganado(a) e iludido(a). No mundo cão do mercado de trabalho a história é outra.
Desculpe a sinceridade, mas essa é a realidade. Nem tudo é um mar de rosas.
No estágio é tudo mil maravilhas, você só se dá conta que aquilo ali é passageiro e que você vai ter que correr atrás de algo mais sério quando o contrato de estágio está terminando. Com o tempo você vai descobrir isso. Uma dica: não se acomode! Busque por novas experiências. Lembre-se disso: no mercado de trabalho é olho por olho, dente por dente.
Vamos supor que você quer seguir a carreira X, mas ai vem uma questão: como me lançar no mercado? Você deve ter uma resposta bem obvia em sua mente, mas não é essa que vai ter ajudar.
Você não vai ter o passo a passo, que recurso utilizar (se bem que nessa era digital você vai utilizar
algumas redes sociais), qual a jogada? Você não tem essa receita do bolo, terá que descobrir sozinho com altos e/ou baixos. Você terá que passar pelo caminho das pedras.
Se você estiver lendo isso não sei a sua formação, mas saiba que muitos buscam a fama, o reconhecimento, o poder, o luxo e a glória na profissão. Se você pensa assim enquanto está ainda no primeiro ano da faculdade, aproveite enquanto é tempo e mude de curso. Não importa qual seja seu curso, você não vai conseguir isso. O que você prefere: ter seu trabalho reconhecido ou a fama?
Uma coisa importante: em toda a trajetória de sua carreira, seja como estudante ou já no mercado de trabalho, seja humilde. Não tente puxar o tapete do coleguinha, é melhor subir um degrau por vez do que dar um passo maior que a perna.
![]() |
Talvez esse meu erro seja uma importante lição para se aprender e não cometer o mesmo erro novamente.
Um novo olhar que com o passar do tempo da evolução tecnológica foi conquistando espaço e acompanhando novos estilos de vida. Estima-se que exista mais de 1 bilhão de sites e desse total 450 mil são de e-commerces ativos no Brasil, revela a pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil” divulgada em 2014 .
“[...] a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos do negócio.” (Albertin, 1999, p. 15)