Não seja um por quê


Se você me perguntar se eu assisti a “13 Reasons Why” (Os 13 Porquês), a minha resposta será sim e para uma série original, a Netflix mandou muito bem. Se vale a pena assistir? Com certeza.

O seriado conta a história de Hannah Baker que tenta ser feliz, mas não consegue. Podemos dizer que seu pior pesadelo começa quando ela tem uma foto "vazada", outros adolescentes acabam por fazer comentários maldosos e com isso Hannah é mal interpretada por seus colegas. Tem também o único rapaz do colégio que gosta dela verdadeiramente e que não sabe lidar muito bem com a paixão que sente por essa garota e por ser tímido e introvertido acaba sendo vítima dos valentões do colégio.

Sem saber como pedir ajuda e a quem recorrer, Hannah tira a própria vida. Ao longo dos capítulos, somos convidados a entender os motivos de um final que já sabemos e que, mesmo sendo meros expectadores, é possível ter a sensação de angústia de não poder evitar o pior, enquanto a protagonista esta desesperada por ajuda, mas sem ninguém com quem possa contar. Tentamos encaixar uma peça do quebra-cabeça nos perguntando “E se...?”, mas nunca saberemos a resposta.

E antes de tirar a própria vida, Hannah grava 13 fitas cassetes do porquê de ter cometido suicídio contando um pouco sobre o envolvimento de cada pessoa. O seriado não retrata apenas o bullying escolar, mas também a misoginia, o machismo, o preconceito e a violência.

Para quem ainda acha que preconceito e bullying são coisas do passado, um fruto da imaginação, uma simples brincadeira ou um drama de adolescente, o seriado serve de lição para aqueles que preferem não enxergar o obvio e ignorar os fatos.

Mas falemos das Hannah’s da vida real. Claro que muitos já sofreram nas mãos dos valentões da escola. Sem falar nos apelidos que inventam logo nos primeiros anos do colégio. Tem também algumas humilhações que podemos sofrer na frente de nossos colegas. Vale lembrar que de uns anos para cá, temos presenciado na Internet o cyberbullying.

Somos impactados de alguma forma pela mídia e que nem percebemos: quantas vezes vimos alguma notícia na mídia sobre alguém que teve suas fotos íntimas divulgadas? Ou o quanto alguém foi repreendido de alguma maneira por algum valentão?

Vivemos em uma sociedade que julga todos os dias, toda hora e a cada segundo. Estamos rodeados de pessoas que fazem certas “brincadeirinhas”, mas que no fundo podem machucar mais do que se possa imaginar. Não medimos nossas palavras, simplesmente as lançamos aos ventos sem ter noção do estrago que podem fazer. Elas impactam de alguma maneira na vida de alguém. Claro que tem gente que vai comentar por aí que “foi preciso uma série e blá blá blá...", mas é uma maneira de mostrar que o problema existe e que é preciso trazer e abordar um assunto da ficção para a vida real.

Tudo está diretamente ligado na forma como tratamos o outro. 


Nenhum comentário

Leave a Reply