10 dicas para ter inspiração para escrever e evitar o bloqueio criativo



Escrever é um processo difícil, leva tempo, pesquisa e até mesmo para encontrar um tema. Às vezes, vai ocorrer e você apenas ficar olhando para o papel, ou tela do computador, e não conseguir escrever absolutamente nada. Calma que isso não acontece só com você. Ter um bloqueio de escrita é algo considerado normal, mas existem algumas maneiras de driblar isso.


  1. Caderno de escrita: tenha um caderno de escrita e jamais abdique dele. mantenha-o sempre por perto para anotar qualquer fragmento de ideia. 
  2. Saia da rotina: levante mais cedo e veja o sol nascer, ou até mesmo o por do sol no final da tarde. Almoce em um lugar diferente, vá para um lugar que nunca foi, saia ou vá ler um livro ao invés de assistir televisão à noite.
  3. Leia: um livro é um bom refúgio para buscar inspiração. Leia sobre um tema completamente diferente ou até mesmo um autor que nunca leu.
  4. Observe pessoas: vá ao parque da cidade ou outro lugar de sua preferencia e fique observando as pessoas sentadas em um banco. Verá que no fim do dia terá sido uma excelente atividade que lhe ajudou com a criatividade. 
  5. Pratique atividade física: algumas de nossas melhores ideias surgem quando estamos fazendo algo totalmente diferente, o exercício físico é um deles. A adrenalina e o bem-estar são uma ótima dupla para estimular a mente e a criatividade. Então nada de ficar parado. Mexa-se!
  6. Assista um filme: lembre-se que histórias inspiram histórias, então quando lhe faltar inspiração veja um filme que as ideias vão surgir. Não precisa ser um filme digno de Oscar ou um que seja light. Escolha um gênero que lhe agrade e aperte o play. Ir ao cinema também é válido nesse caso. Bom filme para você.
  7. Citações: sabe aquela frase de um escritor famoso que você está precisando ler no momento? Ela é uma ótima força de inspiração para a sua escrita. Busque inspiração na escrita alheia. 
  8. Música: ela é capaz de fazer com que relembremos momentos especiais, te faz viajar para lugares distantes e evocam todo tipo de sentimentos. Uma ótima fonte de inspiração.
  9. Passear ao livre: uma caminhada em um parque, um por do sol ou o nascer dele, andar de bicicleta em um campo, ou seja, mantenha contato com a Mãe Natureza e aprecie ao máximo a beleza em sua volta.
  10. Internet: a fonte para buscar uma ideia é inesgotável e tem temas para todos os gostos: ciência, ficção, culinária, esportes, moda, fotografia, arte e etc. Uma inspiração que está em todos os lugares.



Sua escrita vai agradecer por você conhecer essas dicas.

Nenhum comentário

Leave a Reply