O destino do lixo ainda é um problema

Falta de fiscalização causa problemas ambientais


O lixo acumulado acaba gerando muitos problemas não só para a saúde humana, mas também para o meio ambiente. Ele poder causar desde o entupimento das bocas de lobos, provocando enchentes, até a transmissão de doenças causadas por algumas pragas urbanas como a leptospirose, que é transmitida por ratos atraídos pelo lixo, por exemplo.

Boa parte dos resíduos sólidos, que são tudo aquilo que o homem acaba gera diariamente e que é inútil pode ser destinado para a coleta seletiva que é ecologicamente correta quando feita de maneira apropriada, pois dá o destino correto para  cada material preservando o meio ambiente.

É importante que as pessoas comecem a fazer a coleta seletiva do lixo em casa. Separar o lixo comum do reciclável é o primeiro passo preservar a natureza.

“É importante que a coleta seletiva seja feita, pois o reaproveitamento gera renda e reduz os índices de poluição. Também é importante para a preservação do meio ambiente”, comenta Cleuza dos Santos, uma moradora da zona sul de São José.

Outro grande problema é o despejo de lixo, seja ele reciclável ou não, em local impróprio. Para o ex-secretário do Meio Ambiente, André Miragaia, o problema não é mais de conscientizar as pessoas, todo mundo sabe que não deve mais continua fazendo.  "Algumas alternativas de ‘mudanças de curto prazo’ seria fortalecer um sistema mais abrangente, inteligente e eficiente de fiscalização e punição aos infratores. Melhorias na lei para dar mais poder ao fiscal para punir o cidadão infrator na rua, mesmo sem documentos. A participação da população, que tem o dever de auxiliar na fiscalização, denunciar, exercer a cidadania de cobrar do poder público e também da própria sociedade", disse.

Alguns resíduos como restos de obras de construção, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda de árvores, latas de tinta, óleo de cozinha usado, móveis e eletrodomésticos, precisam ser descartados em um local apropriado. Uma boa alternativa para o destino desses resíduos é a utilização dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária), que além de ser um serviço gratuito, ajuda a preservar o meio ambiente.

De acordo com a lei municipal número 7815/2009, a multa pode chegar a R$10 mil reais para quem for pego em flagrante descartando lixo em locais inadequados.
  • Endereços dos PEV's:
PEV Campo dos Alemães - Avenida dos Evangélicos, 601

PEV D.Pedro II - Rua 37

PEV Residencial Gazzo - Rua Arcilio Moreira da Silva (ao lado do cemitério Colônia Paraíso)

PEV 31 de Março - Rua Guidoval, 100

PEV Jardim Satélite - Rua Estrela Dalva, 135

PEV Galo Branco - Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811

PEV Interlagos - Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21

PEV Novo Horizonte - Rua dos Topógrafos (esquina com a Avenida Tancredo Neves)

PEV Altos de Santana - Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da EMEF Profª Vera Babo de Oliveira)

PEV Vila Jaci - Esquina com a Rua Xavantes e João Batista Lopes

PEV Martins Pereira (Vila Progresso) - Rua Ana Gonçalves da Cunha (ao lado do Estádio)

Nenhum comentário

Leave a Reply