Percepções de Mundo

Fonte: Google Imagens

Como o mercado estará daqui 10 anos e como vamos nos comunicar?

É interessante ver como nos tornamos totalmente dependentes de uma tecnologia que cabe na palma de nossa mão. Claro que muitos acompanharam essa transição do analógico para o digital, como exemplo temos nossos pais e avós, mas as novas gerações já nascem conectadas. E quem não quer ficar de “fora” tem que acompanhar todo esse progresso tecnológico.
                                                                                                 
Com o advento da tecnologia, o mundo venceu barreiras ao conectar pessoas e lugares. Também é possível unir gerações diferentes em uma mesma família. Um bom exemplo de campanha publicitária é a do Banco Itaú que fez um vídeo com um casal de avós e a neta pergunta se eles precisam de ajuda (link: https://www.youtube.com/watch?v=VDCSnWleMVs). 

Hoje não precisamos ir diretamente a uma loja física para realizar nossas compras. Podemos fazer isso utilizando nosso celular. Os Dash Buttons da Amazon são um bom exemplo de praticidade para o consumidor moderno. Seu funcionamento é bem simples: é preciso configurar o dispositivo no aplicativo do celular e colar ao lado do produto específico referente ao botão e quando estiver acabando o item, apertar o botão que enviará a solicitação do pedido de compra e a pessoa receberá o produto em casa. Se no último ano lançaram esse dispositivo, como será nos próximos? Será que a próxima geração de consumidores estará com o pensamento de "quanto mais rápido e prático, melhor"?

A evolução tecnológica colocou o poder nas mãos dos consumidores que acessam informações que acabam ajudando na tomada de qualquer decisão. Ouvimos indicações de amigos, assistimos a vídeos, lemos resenhas de formadores de opinião, comentários e avaliações de outros usuários que tiveram uma experiência anterior. 

Com todo esse advento das inovações tecnológicas é totalmente perceptível que as pessoas tem se comunicado verbalmente cada vez menos. Creio que de um lado todo esse avanço tecnológico possa ter algum beneficio da vida das pessoas que vivem em mundo que está cada vez mais corrido. Por outro lado, fico a me perguntar se a comunicação verbal poderá se perder durante os anos já que passamos mais tempo conectados.

A web tem ajudado o consumidor a se decidir durante o processo de compra. As marcas passaram a investir cada vez mais no storytelling, contando histórias que causem impacto em seu consumidor. O mundo está evoluindo e se uma marca deseja crescer ela deve acompanhar não só a evolução tecnológica, mas também a evolução do consumidor. É preciso entender o pensamento do consumidor e elaborar um novo plano para o ataque.

Claro que as tecnologias de hoje não irão desaparecer, mas sua transformação é e será inevitável. Tão pouco essas tecnologias vão extinguir as lojas físicas. O conceito omnichannel veio para melhorar os canais de relacionamento com o cliente e ajudar na experiência de consumo. Podemos esperar pelo fim de uma era de exclusividade da Internet e como resultante disso teremos uma junção do mundo físico com o digital podem se tornar um só. Talvez o comércio eletrônico sofra alguma consequência disso tudo. A Internet das Coisas vai fazer com que o omnichannel tenha uma nova visão no atendimento ao cliente. A tecnologia envolta do conceito da Internet das Coisas está apenas no começo e muito precisa ser feito. O que não poderemos negar é que, de fato, a sociedade contemporânea viverá algo inimaginável.

Nenhum comentário

Leave a Reply