Será que sabemos votar?

Foto: Agência TSE

Faltando poucos dias para as eleições, ouvimos por meio dos carros de som os candidatos intensificando suas campanhas como se fosse a ultima chance de ganharem mais um voto com do eleitor. Se for para colocar numa balança e avaliar a situação política como um todo no Brasil, claro que ela tem perdido sua credibilidade depois de tantos casos de corrupção, quem sabe até mesmo antes, que vem aparecendo na mídia nos últimos meses.

O povo brasileiro quando não vota para troca de candidato porque anseia mudanças, vota por votar. De última hora escolhe um determinado candidato e se esse for eleito, toda uma população vai quer aguentar as possíveis consequências com a candidatura. Outros escolhem um candidato nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo porque viu um ‘santinho’ no chão e vai ser por isso mesmo. Escolha feita.

Você sabe quais as prioridades que deseja ter para o seu futuro?

Vemos e percebemos vários casos de injustiças no meio político. E por quê? Porque os políticos que estão no poder e que muitas vezes são eleitos por um descaso do próprio eleitor que não sabe escolher bem um candidato, fazem alterações nas leis com uma única finalidade: beneficiar a si próprio e o resto é apenas resto. Você se lembra em quem votou nas últimas eleições?

Se não está boa a situação com o atual candidato, se ele não cumpriu com suas promessas de campanha ou qualquer outro motivo plausível que você, como eleitor, não esteja satisfeito troque de candidato. Procure saber a real situação do seu candidato antes de votar. Você tem o poder da escolha em suas mãos. Cabe a você decidir se vai querer continuar imóvel ou se quer seguir adiante. 

Entenda a diferença entre voto nulo e voto em branco

De acordo com o glossário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele que o eleitor não manifesta nenhuma preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco, o eleitor deve pressionar a tecla “branco” e depois a tecla “confirma”. Já o voto nulo é aquele que o eleitor anula o voto, ou seja, não vai não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação. Para votar nulo, digite um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois tecle “confirma”.

Novas regras eleitorais

Você percebeu que teve algumas mudanças nas regras eleitorais para esse ano? Não? Confira abaixo essas novidades.
  • Tempo de campanha: A duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias.
  • Gastos nas campanhas: Para presidente, governadores e prefeitos, pode-se gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver havido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.
  • Período de propaganda eleitoral no rádio e na TV: Diminuiu de 45 para 35 dias.
  • Tamanho da propaganda na TV: Nas eleições municipais , no primeiro turno, serão dois blocos de 10 minutos cada, para candidatos a prefeito. Além disso, haverá 80 minutos de inserções por dia, sendo 60% para prefeitos e 40% para vereadores, com duração de 30 segundos a um minuto.
  • Punição por rejeição de contas de campanha ou não prestação de contas: O partido passa a não mais ser punido, somente o candidato em questão pode ter o registro suspenso.
  • Teto de gasto de campanha de prefeito em município com até 10 mil habitantes: Até R$ 100 mil.
  • Tempo de filiação partidária para candidatura: Exigida filiação por ao menos seis meses antes das eleições.
  • Propaganda "cinematográfica": Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais,  montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados.
  • Veículo com jingles: Fica proibido o uso de qualquer tipo de veículo, inclusive carroça e bicicleta, no dia das eleições.
  • Participação de debate eleitoral na TV: Só vai participar o candidato de partido com mais de nove representantes na Câmara.

Caso algumas dúvidas ainda persistam, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem diversas informações relevantes que podem ajudar o eleitor. Um deles é o DivulgaCandContas que é um sistema responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil. 

Um comentário