Ausência de comunicação e empatia



Recentemente participei de uma formação em uma igreja onde o palestrante foi um padre cujo tema era a comunicação na igreja. Após alguns minutos ele solta o seguinte comentário: 
"Gente, outro dia fui celebrar a missa as sete horas da manhã em uma comunidade aí cumprimentei a pessoa da pastoral da acolhida e quando ela sorriu de volta percebi que faltava três dentes na frente e estava descabelada. Na hora senti que não fui bem recebido." 

Claro que isso foi uma piadinha pra descontrair, mas de péssimo gosto.

Após o termino essa frase, uma das participantes pediu licença e pegou o microfone e começou a falar algumas coisas. Ela se sentiu mal pelo comentário deste padre, não ficou até o final da palestra. Depois que ela saiu dali, o padre comentou:
"Vocês que são da pastoral da acolhida tem sorrir, pois são os primeiros a receber as pessoas que vem assistir a celebração."

No término da palestra o padre deixou em aberto para alguns comentários e claro que falaram da mulher que saiu dez minutos depois do início. Falaram que ela estava passando por problemas. Se ela estava passando por problemas eu não sei, mas tudo deu início por uma questão de como falado. Por conta de uma piadinha sem graça (e que muitos ali riram) uma pessoa não gostou e resolver fazer o seu parêntese. O padre sendo um comunicador e influenciador da palavra e ensinamentos de Jesus Cristo, deveria ter dado um exemplo de como é o correto a ser feito para depois fazer uma piadinha, ou senão nem fazer piadinha alguma. 

Tem pouco tempo que comecei a participar da pastoral da comunicação. Quem participa de alguma pastoral na igreja faz porque recebeu um chamado de Deus, de participar da comunidade, por ter contato com outras pessoas. São tantos motivos. É um trabalho voluntário, mas que se sentem bem e que quer crescer como pessoal, crescer como ser humano.

Muitas vezes, a igreja acha que sabe comunicar, mas nem sempre é verdade. Necessita saber se comunicar e ter empatia pelo próximo.

Nenhum comentário

Leave a Reply