O que a faculdade não te ensina



Depois de apresentar seu trabalho de conclusão de curso, os documentos do estágio obrigatório, de suportar aqueles colegas de classe que são do tipo parasita (aqueles que ganham nota as suas custas), dos que se acham a ultima bolacha do pacote (a primeira também), das explicações dos professores, daquelas aulas em que você se pergunta o porquê de ter que aprender isso, do cansaço da semana e que não vê a hora disso tudo acabar logo, saiba que o pior ainda está por vir.

Quem nunca se perguntou “O que é que vou fazer depois que acabar?” que atire a primeira pedra, mas cuidado para não acertar em alguém. Claro que tem uma meia dúzia na turma que são os favoritos dos professores, que recebem mais atenção, parece que são escolhidos a dedo para terem “privilégios”, por assim dizer, dos professores, de serem indicados a vagas de estágio/emprego.

Vamos supor que a sua turma tenha uns 20 alunos no último ano. Menos da metade vai conseguir engrenar no mercado de trabalho assim que concluir a faculdade, os outros vão ralar pra conseguir uma vaga de emprego. É você e mais tantos outros com o mesmo objetivo. E depois de passar por esse tipo de provação, você irá se sentir enganado(a) e iludido(a). No mundo cão do mercado de trabalho a história é outra.

Desculpe a sinceridade, mas essa é a realidade. Nem tudo é um mar de rosas.

No estágio é tudo mil maravilhas, você só se dá conta que aquilo ali é passageiro e que você vai ter que correr atrás de algo mais sério quando o contrato de estágio está terminando. Com o tempo você vai descobrir isso. Uma dica: não se acomode! Busque por novas experiências. Lembre-se disso: no mercado de trabalho é olho por olho, dente por dente.

Vamos supor que você quer seguir a carreira X, mas ai vem uma questão: como me lançar no mercado? Você deve ter uma resposta bem obvia em sua mente, mas não é essa que vai ter ajudar.

Você não vai ter o passo a passo, que recurso utilizar (se bem que nessa era digital você vai utilizar
algumas redes sociais), qual a jogada? Você não tem essa receita do bolo, terá que descobrir sozinho com altos e/ou baixos. Você terá que passar pelo caminho das pedras.

Se você estiver lendo isso não sei a sua formação, mas saiba que muitos buscam a fama, o reconhecimento, o poder, o luxo e a glória na profissão. Se você pensa assim enquanto está ainda no primeiro ano da faculdade, aproveite enquanto é tempo e mude de curso. Não importa qual seja seu curso, você não vai conseguir isso. O que você prefere: ter seu trabalho reconhecido ou a fama?

Uma coisa importante: em toda a trajetória de sua carreira, seja como estudante ou já no mercado de trabalho, seja humilde. Não tente puxar o tapete do coleguinha, é melhor subir um degrau por vez do que dar um passo maior que a perna.

Nenhum comentário

Leave a Reply