A importância de uma boa experiência do usuário no comércio eletrônico



Ficamos fascinados com o surgimento da Internet na década de 90 no Brasil, porém eram poucos que tinham recursos financeiros para adquirir um computador. Somente em meados dos anos 2000 é que o brasileiro foi ter acesso a um computador e com isso a oportunidade de conectar-se com o mundo.

Um novo olhar que com o passar do tempo da evolução tecnológica foi conquistando espaço e acompanhando novos estilos de vida. Estima-se que exista mais de 1 bilhão de sites e desse total 450 mil são de e-commerces ativos no Brasil, revela a pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil” divulgada em 2014 .

O comércio eletrônico, que é uma abordagem de comércio por meios digitais, ganhou espaço e ao longo dos anos propiciou novas formas de negócios e serviços inteiramente digitais. Essa abordagem foi se popularizando desde 2005 por oferecer um vasto conjunto de informações dos produtos, das possibilidades de pagamento, do seu horário e dias disponíveis para a realização de compra que é de 24 horas por dia e sete dias por semana. 

Além destes fatores e principalmente pela comodidade que é proporcionada ao usuário, o comércio eletrônico ajuda a evitar alguns contratempos como uma possibilidade de assalto, filas, dificuldade para encontrar uma vaga no estacionamento ou um problema no percurso até a loja. Alberto Albertin tem a seguinte definição para comércio eletrônico: 

“[...] a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos do negócio.” (Albertin, 1999, p. 15)  

As compras pela Internet revolucionaram o comércio, devido a facilidade que o usuário tem na utilização da interface. Atualmente é mais comum utilizar a Internet para realizar compras online. Um comércio que a cada dia tem um crescimento significativo.

O que muitos dos consumidores não percebem é que estes sites de comércio eletrônico oferecem uma fácil interação, permitindo que realizemos nossas compras sem quaisquer  imprevistos.

Que atire a primeira pedra quem nunca abandonou um site por ter uma aparência ruim.

E é ai que a experiência o usuário (UX) entra. É ele que cobre todas as interações das pessoas com o site. Se um site tiver uma UX ruim, deixará as pessoas descontentes, e pessoas descontentes tendem a escrever avaliações ruins. O importante é certificar-se de que sua UX ajuda o usuário a atingir o seu objetivo. 

Nenhum comentário

Leave a Reply