Ficamos fascinados com o surgimento da Internet na
década de 90 no Brasil, porém eram poucos que tinham recursos financeiros para
adquirir um computador. Somente em meados dos anos 2000 é que o brasileiro foi
ter acesso a um computador e com isso a oportunidade de conectar-se com o
mundo.
Um novo olhar que com o passar do tempo da evolução tecnológica foi conquistando espaço e acompanhando novos estilos de vida. Estima-se que exista mais de 1 bilhão de sites e desse total 450 mil são de e-commerces ativos no Brasil, revela a pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil” divulgada em 2014 .
O comércio eletrônico, que é uma abordagem de
comércio por meios digitais, ganhou espaço e ao longo dos anos propiciou novas
formas de negócios e serviços inteiramente digitais. Essa abordagem foi se
popularizando desde 2005 por oferecer um vasto conjunto de informações dos
produtos, das possibilidades de pagamento, do seu horário e dias disponíveis para
a realização de compra que é de 24 horas por dia e sete dias por semana.
Além
destes fatores e principalmente pela comodidade que é proporcionada ao usuário,
o comércio eletrônico ajuda a evitar alguns contratempos como uma possibilidade
de assalto, filas, dificuldade para encontrar uma vaga no estacionamento ou um
problema no percurso até a loja. Alberto Albertin tem a seguinte definição para
comércio eletrônico:
“[...] a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos do negócio.” (Albertin, 1999, p. 15)
As compras pela Internet revolucionaram o comércio,
devido a facilidade que o usuário tem na utilização da interface. Atualmente é
mais comum utilizar a Internet para realizar compras online. Um comércio que a
cada dia tem um crescimento significativo.
O que muitos dos consumidores não percebem é que
estes sites de comércio eletrônico oferecem uma fácil interação, permitindo que
realizemos nossas compras sem quaisquer imprevistos.
Que atire a primeira pedra quem nunca abandonou um
site por ter uma aparência ruim.
E é ai que a experiência o usuário (UX) entra. É
ele que cobre todas as interações das pessoas com o site. Se um site tiver uma
UX ruim, deixará as pessoas descontentes, e pessoas descontentes tendem a
escrever avaliações ruins. O importante é certificar-se de que sua UX ajuda o
usuário a atingir o seu objetivo.
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