6 livros que todo estudante de jornalismo deve ler


Na minha visão, quem pretende começar ou curso de jornalismo ou que esteja cursando deveriam ler os livros listados logo abaixo.

Nenhum livro aqui é dispensável e também existem tantos outros que podem acrescentar conhecimento durante a sua formação, seja ela dentro ou fora da universidade. Mesmo depois de formada, procuro ler livros relacionados da área jornalística.

Vale lembrar que essa é uma lista particular minha e que muitos podem discordar. 


Tempo de reportagem: Histórias que marcaram época no jornalismo brasileiro - Audálio Dantas

Acredito que esse tenha sido o primeiro livro-reportagem que li e acabei gostando do gênero. Em textos inéditos, o autor faz uma reflexão sobre os bastidores da apuração dos fatos e sobre os desafios de transformar vida em texto jornalístico – suas escolhas, seus erros, suas dúvidas.






Hiroshima - John Hersey

Lembro que usei esse livro para fazer uma prova durante a faculdade. Esse livro me marcou muito pela sua narrativa e pelos detalhes, até cheguei a relê-lo. O livro é sobre a bomba atômica matou 100 mil pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 1945.







Bar Bodega - Carlos Dorneles

O autor conta o crime, os envolvidos, a repercussão, um pouco da vida de todos os envolvidos, desde os acusados, seus familiares, as vitimas, dos procuradores, delegados e policiais envolvidos. Ele ainda relata como terminou esse triste episodio sob todos os envolvidos. Este livro-reportagem aborda bem como a hipocrisia mudou a vida de vários jovens por conta de um erro.





Complexo de Clark Kent - Geraldinho Vieira

Se você tem esse complexo, pare agora mesmo antes que você enlouqueça. Você não pode mudar o mundo sozinho saindo por aí como se fosse o Clark Kent/Superman e fazer justiça com as próprias mãos. Esse livro vai te mostrar que você, como jornalista, não deve carregar todos os problemas do mundo e tentar resolve-los sozinho, mas você pode colaborar em ajudar o mundo divulgando a informação não importa em qual mídia você trabalhe. 





Corta Pra Mim - Marcelo Rezende

Com mais de 40 anos de profissão o falecido jornalista famoso pelo seu bordão “Corta pra mim” que deu nome ao livro, narra boas historias durante sua carreira que ao longo dos anos se deu no jornalismo investigativo. Ler cada palavra desse livro é como se você estivesse ouvindo o  Marcelo narrar os fatos.






O Brasil tem cura - Rachel Sheherazade


Esse livro faz uma radiografia do Brasil e os principais problemas que o nosso país ainda passa. A Rachel propõe iniciativas que cada um de nós pode fazer para que sejamos parte da mudança que o país precisa. 

Nenhum comentário

Leave a Reply