Às vezes, algumas portas se fecham para que janelas possam ser abertas


Por quase três anos trabalhei na mesma empresa. Sempre fui pontual, usei o uniforme e sempre fazia as atividades que me eram dirigidas. Outras vezes fazia tarefas além do que me pediam. Isso tudo dentro do que cabia ao cargo/função que eu ocupava na empresa.

Sabe aquela frase: “quem não é visto não é lembrado?” Essa frase encaixa-se perfeitamente na situação pela qual passei. Eu sempre tive anotações de controle nas planilhas do Google referente ao meu departamento de trabalho, pois se alguém solicitasse eu teria fácil acesso para responder prontamente. Ninguém nunca sequer perguntou se eu tinha tais anotações e talvez aqui esteja o meu erro: não mostrei ninguém essas anotações e alguém acabou vendo uma brecha para “crescer” na empresa.

Talvez esse meu erro seja uma importante lição para se aprender e não cometer o mesmo erro novamente.

Minha supervisora precisou ser afastada por motivos de saúde e foi ai que os problemas começaram a surgir. De inicio ninguém iria ocupar a sua função, mas sabe quando a voz do povo é a voz de Deus? Então...

Sabe quando você está a bem mais tempo que seu supervisor e um dos funcionários mais novos e que você deveria, por mérito, pois tem todo o conhecimento necessário para assumir tais atividades? Pois bem, não foi isso o que aconteceu. Um dos funcionários que está a menos tempo que você é que foi escolhido para ficar responsável por tais atividades. O mesmo funcionário que se aproveitou do erro para crescer na empresa.

Só que este alguém estava totalmente despreparado para assumir tais atividades, tudo vinha perguntar diretamente a mim. Tudo o que ele precisava saber dependia do meu conhecimento e com o passar do tempo vi que ele estava a um passo de uma promoção e nas custas de quem? É aqui que o desânimo começou a dar indícios. Bem que tentei lutar, mas foi impossível lutar com alguém que tinha uma missão e ela era te prejudicar.

O melhor a fazer foi fechar uma porta para que janelas pudessem ser abertas.

Todo departamento tem suas falhas e problemas, uns até mais do que outros. O tamanho da empresa não importa, todas têm seus respectivos problemas. Mais se ao dizerem que o departamento X é o coração da empresa, então porque não cuidam bem dele? O que mais esta jogado na sarjeta e é o que mais sofre, mas ninguém se importa. Espero que um dia as empresas possam identificar os erros nos departamentos e corrigi-los. Espero também que as empresas passem a honrar a sua Missão, Visão e Valores e faça jus ao que está escrito ali.

O que eu percebi, por ser uma profissional de comunicação, e ninguém mais notou foi que nesse meio tempo em que estive nessa empresa vi que ela tinha um pequeno problema com comunicação interna. Mais por ter uma política e um pensamento dentro do quadrado optei por não comentar com ninguém.

Entre idas e vindas nesse ultimo mês eu comecei a frequentar uma academia, iniciei um trabalho voluntário e também e perdi o meu emprego. Se eu fiquei triste com este ultimo? Claro que fiquei, mas faz parte do nossa realidade já que estamos presenciando um momento tão incerto no mercado de trabalho. Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e aprender com elas só pelo simples fato de observar-las. Para essas pessoas incríveis que cruzaram o meu caminho, desejo toda sorte do mundo. Jamais irei esquecer-las. 

Se você está passando por algo parecido, lembre-se para aproveitar esse tempo que você tem agora para refletir sobre as coisas boas e ruins que passou nesta sua ultima empresa como um aprendizado. Veja o quanto você cresceu pessoal e profissionalmente. Observe também quais as lições você pode tirar dali. Mantenha contato com algumas pessoas desse seu emprego anterior, principalmente aqueles com que você teve mais afinidade. Quem sabe esses contatos podem te direcionar para um novo emprego? 

Agora é seguir em frente de cabeça erguida em busca de um nova recolocação profissional no mercado de trabalho.

Nenhum comentário

Leave a Reply