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Já parou para pensar que o nosso celular deixou de ser
uma simples ferramenta de comunicação? A evolução da tecnologia chegou aos
aparelhos de telefonia móvel abrindo um leque de oportunidades dos mais
diversos tipos. Com nosso aparelhos em mãos fazemos compras, transações
bancarias, pedimos comida pelo delivery, respondemos mensagens, enviamos
e-mails e compramos.
O comércio eletrônico ainda está a todo vapor, mas o importante
é que o varejista fique atento às novidades existentes no mercado. Só no Brasil
são 675 mil lojas online.
Recentemente li uma pesquisa que os sites responsivos,
ou seja, aqueles que se adaptam a qualquer tela tiveram um crescimento
significativo: em 2017 representava 24,20% e em 2018 praticamente triplicou,
chegando aos 76,36%.
Ainda muito pouco comentado por ser assunto recente
para os varejistas, o m-commerce está mudado a forma de vender online. Um dado
da pesquisa realizada pela Opinion Box que chamou a atenção foi a de que mais
de 84% dos brasileiros já compram serviços (como aplicativos para solicitar
táxi ou carro particular, pedir comida/delivery e etc.) pelo smartphone.
Outras
modalidades de consumo realizadas por dispositivos móveis:
84% - Serviços
76% - Produtos do Dia a Dia
75% - Produtos de Compras Pontuais
60% - Consumo Digital (músicas, jogos, software etc.)
58% - Entretenimento
55% - Turismo e Viagens
Existem dois fatores
importantes para quem tem uma loja online que devem ser levadas em
consideração. Primeira: ter um site com boa usabilidade. Não adianta nada ter
um site se ele deixa o seu consumidor com duvidas de onde clicar. Você tem que
mostrar para ele o caminho da maneira mais fácil possível. Segunda: procure
entender o comportamento do seu consumidor online. Isso também vale para quem é
mobile. Afinal, as pessoas passam boa parte de seu tempo mexendo no celular, seja acessando as redes sociais, lendo e-mails, enviando mensagens ou comprando alguma coisa.
Interagir com o seu
publico por meio das redes sociais da sua loja, banners, promoções e tantas
outras coisas também deve ser levado em consideração. Mais o mais importante
antes de tudo isso é entender o comportamento do consumidor online. É saber onde o seu publico está e definir uma
estratégia para que ele chegue até você.
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