Croácia: um jovem país guerreiro


Na recém terminada copa, o resto do mundo conheceu a jovem Croácia. País que lutou por sua independência entre 1991 e 1995. Assim como toda guerra, existem momentos de tensão. Fazendo um pequeno gancho sobre essa guerra, vou citar alguns fatos, até então pouco conhecido pelo público. Vamos falar sobre a infância do capitão, Luka Modric. 

Refugiado da guerra, Luka foi batizado em homenagem ao seu avô que morreria em um bombardeio durante a guerra. Viveu num abrigo junto com seus pais e foi aí que teve o primeiro contato com a bola.  Aos 17 anos, Modric chamou a atenção do Dínamo Zagreb, um dos principais clubes do país. O resto dessa história você já deve conhecer.

Trajetória nas copas: de 1930 a 1990 a Croácia não participou dessas campanhas, pois ainda fazia parte da Iugoslávia. Após sua independência a Croácia participou das copas de 1998 (França), ficando em 3º lugar. Nas copas de 2002 (Coréia/Japão), 2006 (Alemanha) e 2014 (Brasil) foi eliminada na fase de grupo. Mais foi na copa de 2018 que o jovem país teve a sua alma lavada e conseguiu o melhor desempenho. Foi vice-campeã, a sua melhor campanha. 

Impossível vai ser esquecer-se da garra que os jogadores dessa seleção tiveram. Jogaram três prorrogações seguidas antes de chegarem a grande final. Não deixaram o cansaço visível, jogaram a final com determinação. Mesmo que não tenham sido os grandes campeões do mundo, são considerados por muitos - de coração - os verdadeiros campeões.

Você não precisa ser uma super-estrela ou um destruidor de recordes. Lute com garra até o fim. É assim que o mundo reconhece os guerreiros de verdade.


Nenhum comentário

Leave a Reply