O que podemos aprender com a copa do mundo?


Sim, vamos falar sobre a copa do mundo!

Logo na primeira semana da copa do mundo, presenciamos algumas atitudes que surgiram fora do campo no maior evento esportivo e que com certeza são dignas de um cartão vermelho. A Copa está chegando na sua reta final, mas podemos aprender alguma coisa com ela.


#1: Não se envolva em polêmicas

Com boa repercussão na mídia, o vídeo dos brasileiros agindo de forma machista contra uma estrangeira está dando o que falar. Muitas pessoas se manifestaram sobre tais atitudes do grupo. Só tenho uma coisa a dizer: inaceitável.
Para quem desconhece ou não lembra, postarei o link para que possam ajuda-los a relembrar. São três casos diferentes que aconteceram e logo na primeira semana os brasileiros já foram alvo de atitudes machistas contra pessoas estrangeiras.

Desde quando constranger alguém pode ser considerado brincadeira? Só seria uma brincadeira se todos estivessem cientes da situação, o que não ocorreu. Um pequeno grupo de brasileiros se aproveitou do momento querendo ter seus quinze minutos de fama e se deram mal. Tentaram ser engraçados e estão sendo interpretados por toda a nossa nação e quem sabe até na mídia internacional. Não tenha um comportamento ridículo que desumanize os outros. Tentar ser engraçado para deixar outras pessoas desconfortáveis, ainda mais sendo de outra nacionalidade é algo bem estúpido. E querendo ou não, aceitando ou não, esses casos são sim um caso de violência. Assédio não é brincadeira.  


#2: Seja exemplo

Enquanto alguns torcedores passam vergonha durante a copa do mundo na Rússia, tem torcedores dando exemplo. Foi o caso dos torcedores de Senegal e da Arábia Saudita. Após o término do jogo entre Senegal e Polônia na terça-feira (19), os torcedores do Senegal deram um belo exemplo: começaram a recolher o lixo do setor antes de se retirarem para comemorarem a vitória da seleção senegalesa. Torcedores da Arábia Saudita limparam a arquibancada onde estavam após derrota conta o Uruguai no dia 20 de junho. Vitória dentro e fora de campo.Vimos a humildade e solidariedade entrar em campo quando Cristiano Ronaldo levou Cavani, da seleção do Uruguai, para fora do campo o jogador. Também vimos a seleção da Islândia homenagear o goleiro da Nigéria (Ikeme) que foi cortado antes do início da Copa por estar com leucemia.


#3: Nem todo craque usa camisa 10

Em algumas seleções, vejo que toda uma equipe é dependente de apenas seu favorito. Um único jogador não faz o jogo. Não tem somente o craque em campo, ele não pode estar atuando em todas as posições. O CR7 não faz a seleção portuguesa, o Messi sozinho não faz a seleção da Argentina assim como o Neymar Jr não toda a seleção brasileira. Todos os outros jogadores parecem que ficam dependentes de seus craques. Tem que ter um trabalho de equipe.


#4: Perder faz parte do jogo

Não tenha vergonha de ser brasileiro por conta de uma seleção que perdeu o jogo nas quartas de final e foi eliminada desta copa do mundo. Mesmo que a seleção tivesse conquistado o hexa, isso não resolveria todos os demais problemas em que nosso país se encontra.

O esporte é um jogo e perder é algo muito triste. Assim como na nossa vida nem tudo é só conquistas, perder também faz parte. Nem sempre podemos vencer, mas podemos aprender alguma coisa a cada derrota.

Tenha orgulho de ser brasileiro por ser um povo guerreiro e persistente. 

Nenhum comentário

Leave a Reply