Linkedin no país das maravilhas



Você que deve estar lendo isso deve estar pensando: "Qual deve ser o propósito desse texto?" Mais te peço para que não entre em pânico, logo você irá descobrir.

Quem vem utilizando o Linkedin para buscar dicas, conselhos e até mesmo a tão sonhada oportunidade de encontrar uma vaga de emprego, saberá exatamente o que estou querendo comunicar.

Uma coisa que tenho notado com frequência é que algumas pessoas postam o quanto é gratificante ter o seu pote de ouro em mãos que estava no final do arco-íris. O que eu não vejo é essas pessoas comentando sobre os obstáculos durante o caminho e dos espinhos que encontrou até chegar lá.

Engraçado que nas redes sociais tudo é maravilhoso, mil maravilhas. Entende o que eu quero dizer?
Existe o bolo, a receita e o modo de preparo. Só mostram o resultado final, mas o procedimentos que se usou até chegar ao produto final? Essas pessoas querem inspirar outras pessoas, mas na hora de mostrar a receita de seu sucesso parece que elas querem ocultar isso, guardar a sete chaves.

Lembro-me que há alguns anos atrás e não faz muito tempo, que os usuários de outra rede social (Facebook), compartilhavam no seu feed os momentos felizes. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Ninguém é 100% feliz nessa vida, temos sentimentos, passamos por dificuldades e enfrentamos obstáculos. Somos seres humanos, feitos de momentos bons e momentos ruins.

Do nada surgem magnatas instantâneos e gurus dos mais diversos níveis aqui na rede, mas que ao meu ponto de vista são o oposto disso. 

A receita que deu certo com o essas pessoas pode não dar certo com você. Tente não cair em lorotas. O Linkedin está passando por esse mesmo processo do Facebook e ninguém tem reparado. Pelo menos eu acho que não. Não sei. Talvez mais alguém tenha reparado no mesmo que eu.

Pelo menos as pessoas que eu sigo e até algumas que sigo curtem algo de outras pessoas e que aparecem no meu feed que eu paro e fico me questionando: será mesmo esse o propósito dessa rede social?

Para citar um exemplo e que as vezes até parece um campo minado de tanto que eu vejo no meu feed é de pessoas (mentores) fazendo selfies com uma turma de um determinado curso/palestra/workshop e postando aqui no Linkedin. Sendo que dá muito bem para diferenciar uma rede social da outra, mas precisa mesmo postar tudo aqui?

Aposto que essas mesmas pessoas (mentores) tem um perfil, ou página, no Facebook e que daria muito bem para postar esse tipo de foto por lá. Só estão precisando melhor um pouco o filtro do conteúdo que será publicado aqui.

Com isso eu parei para refletir outro dia: será que o Linkedin está vivendo o seu momento conto de fadas ou apenas existindo conforme o seu propósito real?

Nenhum comentário

Leave a Reply