O jornalismo nos tempos atuais




Sabe qual a pior parte de ser jornalista atualmente? É você ver um monte de gente falando que a imprensa é maldita e por aí vai. Não sei se com os meus colegas de área acontecem isso, mas esse tipo de situação me frusta e mesmo que não esteja exercendo a profissão isso acaba me afetando um pouco. 
Se você não faz parte desse grupo (a de jornalistas), imagina a profissão que você escolheu ser "pisoteada" todos os dias por alguns haters. Imagina as pessoas sentirem um ódio profundo sobre a sua área e então você saberá como isso é frustrante.

Imagina pessoas no grupo do Whatsapp da sua família expelindo o veneno do ódio sobre a sua profissão que sequer esquecem que tem alguém ali formado naquela profissão que eles atacam. Se você se sentiu frustrado, é disso que eu estou falando. 

Se um profissional de jornalismo gritar aos quatro ventos que ele é jornalista, ele corre o risco de ser linchado no meio da rua. Ser jornalista hoje em dia é sinônimo de ódio. O jornalismo virou sinônimo de ódio. Ser jornalista é ir para o campo de batalha e enfrente o inimigo de frente quando ninguém mais quer. E os demais não assumem isso. 

O jornalismo precisa se reinventar e ser transparente. Nada de ficar preso e amarrado numa camisa de força. Nada de culpar apenas um lado. O jornalismo tem que mostrar todos os lados, todos os investigados, todos os envolvidos, absolutamente tudo e todos. O profissional não pode deixar transparecer a sua opinião sobre determinado assunto. Nessas horas sua opinião pessoal tem que ser neutra. 

E no meio dessa imparcialidade toda é que nessas horas que paro para refletir sobre muita coisa. Tem horas que abstraio para não focar muito nisso. Tem horas que reflito sobre a minha escolha. Tem horas que nem sei o que pensar e tem horas que penso em fazer uma transição de carreira para outra área.


Nenhum comentário

Leave a Reply